Prof. Luiz Antonio – Weblog

3 julho, 2015

Deus é brasileiro

Filed under: Diversos — ladnascimento @ 2:19 pm

As vezes ouço a frase “Deus é brasileiro” ditas em vários contextos e com significados duvidosos. Na verdade é difícil saber a origem desse dito popular e qual o seu significado de origem. Alguns dizem que foi criado pelo fato de o Brasil não possuir grandes catástrofes como terremoto, maremoto, furacão e vulcão.  Outros dizem que é por causa da beleza natural do país (principalmente o Rio de Janeiro com o Cristo Redentor), a abundância de água e onde se planta tudo dá (Pero Vaz Caminha).

Na década de 70 e 80 no regime militar a frase era dita pelos presidentes Medici e Geisel por causa do crescimento brasileiro (“milagre econômico”) indicando que o Brasil era o país do futuro. Na época fazia parte do governo militar fazer propaganda política com frases ufanistas. Criaram adesivos com as frases”Deus é brasileiro” e “Brasil, ame-o ou deixe-o.

ameooudeixeoA frase metafórica já foi usada em várias situações como por exemplo para indicar que o povo é alegre e feliz nesta terra abençoada. Em 1997 o papa João Paulo II disse em sua visita ao Brasil: “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca”. Em 2013 Dilma brinca com o Papa Francisco dizendo que o “Papa é argentino, mas Deus é brasileiro”.

O Papa francisco também dissse a frase conforme o vídeo:

Nestes últimos casos a frase foi utilizada com certo humor para não se caracterizar como uma blasfêmia já que a imagem do povo brasileiro no exterior não é muito boa. Foi com certo humor também que fizeram o filme “Deus é Brasileiro” de  2003 dirigido por Cacá Diegues e baseado no conto “O Santo que não Acreditava em Deus”, de João Ubaldo Ribeiro. No filme Deus (Antônio Fagundes) quer tirar férias nas estrelas e procura um santo no nordeste para ficar no seu lugar. Um malandro tipico brasileiro (Wagner Moura) tenta ajudá-lo no feito. Filme parecido com o “Todo Poderoso” de Tom Shadyac também de 2003 e também com a história de Deus (Morgan Freeman) querendo tirar férias e colocando em seu lugar uma pessoa que duvida dele (Jim Carrey). A enfase no filme americano é maior no poder enquanto que no filme brasileiro o de levar vantagem com a ajuda de Deus.

Algumas coisas estão mudando no país:

  • Ainda podemos falar que “Deus é brasileiro” porque no Brasil não existe problemas com a natureza? Antigamente podíamos dizer que tínhamos água em abundancia. Hoje no Sudeste e no Nordeste existem grandes problemas com a falta de água potável para a população. A falta de água acaba ocasionando problemas na geração de energia já que a maior parte vêm de usinas hidrelétricas. Os motivos da falta de água são vários. Um dos principais é o descaso das autoridades brasileiras em cuidar das florestas e nascentes e margens de rios. Boa parte dos rios são poluídos. Em São Paulo o Rio Tietê que atravessa a cidade é um exemplo muito conhecido.
  • Ainda pode-se falar que “Deus é brasileiro” por causa do crescimento brasileiro? Na década de 70 o Brasil cresceu de maneira desordenada e sem sustentabilidade. Hoje um de nossos maiores problemas é o crescimento. Não temos infraestrutura de transporte e nem tecnologia nacional para nossas indústrias. Continuamos a exportar mais matéria prima e importar bens manufaturados. Por causa dos impostos temos dificuldade em competir com nossos concorrentes externos. Alguns não querem investir no país porque a imagem do país não é muito boa por causa da corrupção e violência. Os poderosos dificilmente são presos e as cadeias não comportam mais presos. os brasileiros convivem com muitos atos ilícitos como o jogo do bixo e a venda de DVDs de música, jogos e programas pirateados.
  • Pode-se falar “Deus é brasileiro” por causa da alegria do povo? Por incrível que pareça acredito que o povo brasileiro ainda é alegre. Na maior parte do Brasil vejo muita alegria e simpatia nas pessoas mesmo com dificuldade de conseguir água potável, com medo da violência, sem esperança na honestidade dos políticos e sabendo que podem ficar desempregado.

O brasileiro realmente é otimista e muitos acreditam que Deus é brasileiro. Alguns países teoricamente com melhor economia e qualidade de vida como a Bélgica possui uma seleção de futebol chamada de “Diabos Vermelhos”. Pensando bem com tantas coisas erradas e injustiças existentes no país parece ser quase um milagre o povo viver com tanta harmonia e felicidade.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: